A pandemia de COVID-19 gerou um grande impacto negativo sobre a economia de diversos países. O setor de imóveis, no entanto, foi uma das áreas menos afetadas, e isso pode ser explicado pelas tendências do mercado imobiliário.
Afinal, durante o período pandêmico, cresceu o interesse das pessoas em investir em empreendimentos imobiliários de alto padrão. Isso porque, com a alteração da rotina – em função do fechamento de estabelecimentos de ensino, empresas e demais setores –, passamos a ficar muito mais tempo em casa.
Assim, aqueles que procuram um lar espaçoso e confortável para morar encontraram nos imóveis de luxo uma excelente oportunidade. Porém, para aproveitar todas essas vantagens, é fundamental estar atento às tendências do mercado imobiliário para os próximos anos.
1 – Automação: Embora não seja exatamente uma novidade, a automação residencial é uma tendência que cada vez mais vem se consolidando, sobretudo com o surgimento de novas tecnologias nos últimos anos. As chamadas “casas inteligentes” oferecem aos moradores maior controle sobre diversas atividades, além de proporcionar maior segurança, conforto e autonomia.
2 – Personalização de apartamentos: Outro serviço que está na moda é a personalização de apartamentos que, assim como os imóveis que oferecem aos interessados opções especiais de projeto arquitetônico, promove uma maior autonomia na hora de estabelecer todos os detalhes de um projeto. A diferença é que, nesse caso, a liberdade de escolha é integral.
- Modificações na planta: possibilita uma avaliação melhor do layout do imóvel, a fim de sugerir a melhor configuração da construção, de modo que assimile bem todas as necessidades do morador, tal como o posicionamento da mobília e dos corredores, a divisão dos ambientes, o tamanho da área interna ou externa etc.
- Escolha do acabamento: prevê a definição dos acabamentos que serão utilizados em todas as etapas construtivas do imóvel, priorizando o uso de produtos que combinem com o estilo dos futuros moradores. Dependendo da negociação, é possível definir desde o material do piso até as louças, por exemplo.
- Personalização integral: nesse pacote, o morador tem a possibilidade de escolher todos os elementos do imóvel, a fim de que a casa ou o apartamento revele sua identidade e, ao mesmo tempo, seja completamente funcional.
3 – Áreas verdes privativas: Além de valorizar ainda mais o contato familiar, o isolamento social provocou nas pessoas maior interesse pelo contato com o meio ambiente. Considerando essa tendência, que ficou ainda mais marcada nos últimos anos, os imóveis passaram a oferecer espaços exclusivos, com áreas verdes internas e externas. Bons exemplos disso são os projetos com fachadas verdes, ambientes com jardins suspensos e hortas individuais dentro de casa.
As tendências do mercado imobiliário vêm se transformando a cada dia, permitindo que o setor se expanda cada vez mais. Prova disso é que há, hoje em dia, muito mais tecnologia no processo construtivo de um empreendimento imobiliário de luxo.
Por isso, investir em um imóvel, seja ele para morar ou alugar, é uma aplicação que oferece excelente rentabilidade hoje e com grande potencial para os próximos anos.
Referência: Blog Mota Machado